Eleições 2024: TRE-AP alerta para alistamento de pessoas com deficiência; cadastro encerra em 8 de maio

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) alerta o eleitor para o cadastro eleitoral que encerra no dia 8 de maio.

Quem tem pendências com a Justiça Eleitoral, quer alterar dados cadastrais, fazer transferência, tirar o título ou segunda via do documento, deve realizar os procedimentos a tempo de votar eleições deste ano. Após esta data, o cadastro é fechado e o cidadão não poderá mais solicitar os serviços.

O TRE lembra que o exercício do voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos de idade. Os eleitores com deficiência que ainda não se cadastraram devem procurar os cartórios eleitorais de todo o estado ou fazer o procedimento pelo site do Tribunal e aplicativo e-título. A pessoa deve informar o tipo de deficiência para que possa votar em uma seção especial, com total acessibilidade.

Os eleitores com sensibilidade ao barulho, luminosidade, baixa mobilidade ou qualquer outra situação que precisarem de atendimento personalizado podem entrar em contato com a zona eleitoral de seu município ou região da capital para solicitar o serviço. Também é possível buscar informações sobre os horários mais tranquilos para a votação.

Confira a lista das zonas eleitorais do Amapá

O último cadastro eleitoral em 2022 apontou que 3.818 eleitores amapaenses registraram um ou mais tipos de deficiência.