Eleições 2022: Macapá garante transporte público gratuito no 2º turno

Os eleitores terão transporte público de graça no dia 30 de outubro, data de votação do 2º turno das Eleições 2022. A medida foi garantida pela Prefeitura de Macapá, que determinou o passe livre e 100% da frota para o domingo, das 6h às 18h.

A decisão do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, em ofertar a gratuidade foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para todo o Brasil. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

Além de garantir o passe livre, equipes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), estarão nas áreas de maior movimento para organizar o embarque e desembarque da população, verificando o cumprimento da ordem de serviço, expedida às operadoras do sistema de Transporte Público Urbano da Capital.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), no dia da votação, em Macapá, maior colégio eleitoral da capital, exatos 311.547 eleitores devem ir às urnas para a escolha do novo presidente da República.

O diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, explica que além da segurança no trânsito a Companhia assegura 100% da frota de ônibus com gratuidade a todos os usuários que devem se deslocar as zonas eleitorais.

“A medida é necessária para garantir que as pessoas cheguem ao seu local de votação com tranquilidade e sem nenhum custo. O intuito é beneficiar a população para que todos possam exercer o direito de ir e vir”, diz o gestor.

O passe livre vale para as linhas que circulam na capital e não no transporte metropolitano, entre Macapá e Santana. Qualquer denúncia de descumprimento da medida, o cidadão deve ligar para o número 98100-0799.

Por Cristiane Mareco – Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá