Dudu Tavares busca apoio da Bancada Federal para garantir moradia aos habitantes do bairro aeroportuário, em Macapá
O vereador de Macapá, Dudu Tavares (PDT) solicitou apoio da Bancada Federal do Amapá, através da coordenadora, deputada federal Aline Gurgel (Republicanos), para levar até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a situação de mais de 4 mil pessoas que residem no Bairro Aeroportuário, na Zona Norte de Macapá.
Na quarta-feira, 4, a pedido do vereador Dudu, a deputada Aline Gurgel reuniu com a equipe da ministra Cristiane Britto. Agenda que resultou na possibilidade de criação de uma Câmara de Conciliação junto aos entes competentes, como a Advocacia Geral da União (AGU), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Bancada Federal do Amapá, Prefeitura de Macapá e o juiz da causa, para que essas famílias não fiquem ao relento.
“A intenção é que a Câmara de Conciliação encontre uma saída até o dia 30 de junho, data limite para que os moradores sejam retirados do lugar, conforme atual decisão judicial. Não podemos deixá-las ao relento. Estou acompanhando o caso há meses, e mobilizando mais forças como a deputada Aline e o Ministério, aos quais agradeço grandemente. Precisamos garantir o direito dessas famílias a moradia digna”, enfatizou Dudu Tavares.
Breve histórico do caso
No ano de 2014 aquela área foi destinada ao Governo do Estado. O gestor à época não deu prosseguimento ao acordo, e houve então a reversão das terras para a União. Atualmente o caso está na esfera judicial e o último prazo dado aos moradores é 30 de junho, para que deixem o lugar.
(Texto: Eloisy Santos /Foto: Ph Gomes)