Duas mortes por intervenção policial são registradas em Macapá 

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) registrou duas mortes por intervenção da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) nesta segunda-feira, 4, ambas em Macapá.

Por volta das 10h26 de segunda, foi registrada a ocorrência que terminou com a morte de Francimar dos Santos Tavares, vulgo “Baleia”, de 37 anos. O caso aconteceu na Rua Emílio Medici, no bairro São Lázaro, zona norte de Macapá.

De acordo com Polícia Militar (PM), o homem possuía mandado de prisão em aberto pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o Ciodes, equipes da Ronda Ostensiva Motorizada (Rotam) foram deslocadas para dar reforço no patrulhamento nas áreas de risco dos bairros da região, quando, durante incursões na Passarela Emílio Medici, no São Lázaro, se depararam com um suspeito, que ao avistar os policiais, fugiu e adentrou numa residência.

Ao se aproximou da casa, a equipe policial foi recebida a tiros e conseguiu se abrigar. A PM deu voz de parada, mas o suspeito não obedeceu e efetuou novos disparos. No revide, o homem foi atingido. A área é bastante conhecida no meio policial pelo intenso tráfico de drogas e domínio de facções.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmou o óbito no local. A Polícia Científica foi acionada, e no decorrer da perícia, encontrou uma porção de drogas.

A polícia fez buscas na residência e apreendeu, além da arma usada pelo suspeito, uma espingarda calibre 12, com munições intactas, escondida embaixo de uma mesa.

O outro caso de morte por intervenção do Estado foi registrado às 11h23 de segunda, numa área de pontes da Avenida Piuai, zona central. O homem foi identificado como Alex Trindade de Souza, de 32 anos.

O 6º Batalhão da Polícia Militar (PM) recebeu denúncia de que um suspeito estaria exibindo arma de fogo, intimidando os moradores da região.

Chegando ao local indicado, a equipes policial se deparou com um indivíduo em atitude suspeita. No momento em que foi dado ordem de parada, o suspeito disparou contra as equipes, correndo em direção a uma casa. No revide, Alex foi atingido. O SAMU confirmou o óbito.

Segundo a polícia, o homem tinha passagem pelo Iapen por furto e homicídio qualificada e estava em regime aberto domiciliar.

Foto: Reprodução/PM