Dom Antônio de Assis chega ao Amapá e é acolhido com carreata e celebração religiosa

Neste sábado, 22, chegou ao Amapá o novo bispo da Diocese de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Sua chegada foi celebrada com uma carreata pelas ruas da capital e uma programação de acolhida realizada por religiosos e fiéis na Praça Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita.

Natural do Pará e com 58 anos, Dom Antônio estava atuando como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém quando foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o 6º bispo diocesano de Macapá, em dezembro de 2024. Durante a recepção, ele destacou a importância da união e da atuação da igreja em diversas esferas da sociedade.

“A Igreja Católica tem um papel muito bonito na sociedade. Nós não só nos interessamos pela catequese e liturgia, mas também pela vida em todas as suas dimensões: economia, política, cultura, meio ambiente. A totalidade da vida em sociedade nos interessa. Estou aqui para servir, como servo de Jesus Cristo e servidor da igreja”, afirmou Dom Antônio.

Dom Pedro José Conti, atual bispo da Diocese de Macapá, de 75 anos, renunciou ao cargo no ano passado, após 20 anos de serviço no estado. Ele permanece morando no Amapá e atuando como bispo emérito.

“Precisamos de uma igreja com o rosto jovem, com alegria, entusiasmo e vitalidade. Dom Antônio será o bispo de todos, o nosso bispo, um pastor que caminha com o seu rebanho. Agora esta é a sua casa, sua família. Pode contar conosco”, exclamou Dom Pedro.

A posse canônica de Dom Antônio será realizada na quarta-feira, 26, na Catedral São José, com a presença dos membros do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A programação de acolhida segue até quinta-feira, 27, com uma celebração cultural de boas-vindas.

Foto: Max Renê/GEA