Diagro e Polícia Civil fazem fiscalização em açougues de Mazagão
A Delegacia de Polícia de Mazagão e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) realizaram nesta quinta-feira, 4, uma fiscalização nos açougues do município.
As equipes atuaram com orientação aos empreendedores sobre documentação de funcionamento, condições sanitárias, notas fiscais e certificação de origem dos animais.
De acordo com o delegado José Victor Souto, o objetivo da operação é garantir a segurança alimentar da população, principalmente agora no período da programação da tradicional Festa de São Tiago.
“Com a proximidade das festas de São Tiago, o município receberá um grande quantitativo de pessoas e essa ação de fiscalização tem como objetivo principal, orientar os empreendedores quanto aos riscos à saúde do consumidor, em caso de comercialização de produtos de origem ilícita ou desconhecida. Com essa iniciativa, queremos garantir que a população possa consumir produtos de qualidade”, disse.
Durante a fiscalização conjunta, os auditores da Diagro apreenderam cerca de 50 quilos de peixes que estavam impróprios para consumo. O produto foi levado e descartado no matadouro do município de Santana.
“Viemos dar apoio à Polícia Civil de Mazagão com a finalidade de coibir o trânsito irregular de produtos e subprodutos de origem animal no município, pois as fiscalizações são atividades de rotina da Diagro, que atua na defesa sanitária animal e vegetal, no controle e inspeção dos produtos de origem agropecuária em todo o Estado”, destacou o auditor Wilkens Santos.
A ação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento Rural (BPRU) e 13º Batalhão da Polícia Militar do Amapá, que atua no distrito de Mazagão Novo.
Fotos: Divulgação/PC-AP