Dia Mundial de Combate à Tuberculose: CRDT alerta sobre sintomas e tratamento da doença

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira, 24, o Centro de Doenças Tropicais (CRDT) alerta a população sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

Em 2022, o Amapá registrou 400 casos de tuberculose, 60% na capital. Em 2021, foram 342 casos. Este ano, já são 53 registros confirmados até o momento.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. É transmitida de uma pessoa doente para outra pelo ar. Pode ocorrer ao tossir, espirrar ou até mesmo ao falar.

O CRDT lembra que a doença tem tratamento gratuito ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem cura.

Os principais sintomas são emagrecimento acentuado, falta de apetite, cansaço excessivo e tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, e sudorese noturna.

Ao identificar esses sinais, é preciso preciso procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para iniciar o tratamento, que é feito à base de antibióticos e pode durar de seis meses a um ano.

A depender da situação, o paciente pode ser encaminhado para o CRDT, que atende casos mais complexos, como de pessoas que não tiveram diagnóstico fechado ou que que apresentam resistência ao tratamento.

“Se o paciente apresenta um quadro de tosse superior ao período de três semanas, por si só já é recomendado procurar ajuda médica. É importante que estejamos atentos aos sintomas, para que a doença seja combatida com rapidez, interrompendo o período de contágio”, disse o médico do CRDT, Paullo Danilo.

O Centro de Doenças Tropicais fica localizado na Rua Professor Tostes, nº 2200, bairro Santa Rita. A unidasde funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Foto: Paolla Gualberto/Sesa