Dia Mundial de Combate a LER/Dort é lembrado com ação educativa no AP

O Dia Internacional de combate a LER/Dort será lembrado nesta terça-feira, 28, com ação educativa promovida pelo Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

O evento ocorrerá durante toda a manhã no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). Na ocasião, servidores vão receber orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões e a importância da notificação das doenças, que segundo estudo, são as que mais afetam os trabalhadores e responsáveis pelos constantes afastamentos do ambiente ocupacional.

“Nos temos a missão de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância em saúde”, disse a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

A LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e a Dort (Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho) são um conjunto de doenças causadas por movimentos repetitivos durante a execução de um trabalho, como o uso de computadores. Ambas levam a lesões nas estruturas dos tendões, músculos e ligamentos. Entre os sintomas estão dor, perda de força, agulhadas, choques e inchaços.

“É fundamental que o trabalhador, ao primeiro sintoma da doença, procure assistência especializada, evitando a evolução clínica do quadro”, destacou a fisioterapeuta, Giovana Lopes Bueres.

Fotos: Mônica Silva/GEA