Dia dos Pais deve movimentar R$ 24 milhões no Comércio local, aponta pesquisa do Instituto Fecomércio
O Dia dos Pais está próximo e segue sendo uma das datas de grande movimentação no comércio da capital amapaense. Segundo aponta uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio, aproximadamente 24 milhões de reais devem fomentar a economia local. O levantamento ouviu 300 pessoas entre os dias 28 de julho e 07 de agosto, em Macapá.
De acordo com os dados apurados, 75% dos consumidores pretendem presentear na data, sendo que 6% já antecipou a compra do presente. A intenção de compras deste ano ficou igual a registrada no ano passado (76%).
Itens de Vestuário, Perfumaria e cosméticos, relógio, acessórios de vestuário e calçados, lideram a preferência do consumidor. Os produtos mais procurados serão: vestuário (54%); Perfumaria e cosméticos (45%); calçados (15%); relógio (12%) e acessórios de vestuário cinto/carteira (11%).
Para a compra dos presentes, 54% dos consumidores pretende desembolsar até R$ 200,00. Já 23% gastará entre R$ 201,00 e R$ 300,00. Aqueles que desejam gastar mais de R$ 500,00 somam 8%.
O ticket médio gasto com presentes será de R$ 108,00. Cerca de 40% dos entrevistados revelaram que irão comprar pelo menos dois presentes nesta data, homenageando não apenas o genitor, mas também, outras figuras paternas do núcleo familiar.
Além de presentes, 78% disseram que irão comemorar a data. E para essas comemorações, seja com café da manhã, almoço, jantar ou passeio, as famílias também irão gastar, o que significa uma movimentação no segmento de gêneros alimentícios, como supermercados, minimercados e restaurantes. Neste sentido, os entrevistados revelaram que irão gastar, em média, R$ 160,00.
O consumidor também dará preferência ao pagamento à vista, utilizando dinheiro, pix ou cartão de débito (65%) e 30% pretende utilizar o cartão de crédito para parcelar as compras.
O centro comercial continua sendo a preferência para 43% dos entrevistados. Já 26%, irão escolher as lojas de Shopping Center. 9% comprou ou pretende comprar pela internet em lojas locais e 6% compras on-line em lojas de outros Estados. Há também aqueles que pretendem comprar em lojas do bairro ou por encomenda.
Por assessoria comunicação/Fecomércio