Dia do Caboco: live aborda o papel do ribeirinho da Amazônia

No próximo dia 4 de abril, será realizada uma live sobre o papel do ribeirinho que vivem às margens de rios, igarapés e lagos da Amazônia, como parte do Dia do Caboco. O evento será transmitido às 18h30, pelo canal oficial da Academia Brasileira de Letras Jurídicas Agrárias (ABLJA) no YouTube.

A Prosa de Caboco terá a participação especial do amazônida, desembargador Gilberto Pinheiro, do Amapá, do professor marajoara e juiz de Direito de Roraima, Gursen de Miranda, com mediação de Juliana de Castro.

O momento busca discutir o papel do caboco na cultura, história e a realidade jurídica da Amazônia. Caboco é o termo designado às pessoas que formam a comunidade ribeirinha amazônica, moradores do norte do Brasil. Vivendo em suas casas de palafitas, seu principal meio de sobrevivência é a pesca, agricultura e caça.

Como amapaense, o desembargador Gilberto Pinheiro busca dar visibilidade às causas do ribeirinho, trazendo seus anseios para a pauta, colocando o caboco como figura importante no contexto do Direito Ambiental, sobretudo amazônico.

Fonte: Ascom/ TRE-AP