Dia de São Tiago: esquema de segurança é reforçado nesta terça para encenação de batalha
O esquema de segurança é reforçado na Festa de São Tiago, que tem seu ponto alto nesta terça-feira, 25, com missa campal, círio e a tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos, teatro à céu aberto que atrai milhares de turistas e moradores de outros municípios do Amapá.
São mais de 500 agentes das polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) em serviço.
Para os 13 dias de evento, a Polícia Militar conta com mais de 250 homens fazendo policiamento ostensivo, repressivo e preventivo na vila de Mazagão Velho e nas rodovias estaduais, em especial a AP-010, que dá acesso à cidade, com o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE). O CBM atua com cerca de 200 militares.
Neste Dia de São Tiago, quando aumenta a expectativa de público, a PM destaca 105 policiais em 9 viaturas, além de uma embarcação para o patrulhamento fluvial e mais 4 viaturas da Maria da Penha para o atendimento de casos de violência contra a mulher. Já o CBM contará com três veículos operacionais, entre ambulâncias e viaturas de combate a incêndio. Cerca de 40 bombeiros estarão trabalhando.
A Delegacia de Polícia Civil de Mazagão deslocou sua sede, que funciona em Mazagão Novo, para atender provisoriamente a população de Mazagão Velho. No dia do santo, os agentes da PC estarão realizando uma campanha educativa contra o abuso sexual infantil e divulgando o trabalho da Delegacia Virtual.
Fotos: Erich Macias/GEA