Dia de São Tiago: encenação da batalha entre mouros e cristãos movimenta vila histórica de Mazagão Velho
Uma tradição de 246 anos. A encenação da tradicional batalha entre mouros (muçulmanos) e cristãos nesta terça-feira, 25, na vila histórica de Mazagão Velho, atraiu públicos de todos os lugares. O teatro a céu aberto, que mistura fantasia e espetáculo, marcou o Dia de São Tiago, ponto alto das celebrações em homenagem ao santo.
Moradores da própria vila, caracterizados, encenaram, mais uma vez, a batalha religiosa na Rua Senador Flexa, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Os participantes atuaram ao longo de 7 episódios, como a passagem do “Bobo Velho”, descoberta e morte do Atalaia, armadilha, captura e venda das crianças, tomada do estandarte, batalha final e a vitória dos cristãos.
O momento iniciou com o juramento de São Tiago, disfarçado de soldado anônimo, em frente à igreja para então ir de encontro com os inimigos, os mouros. O professor Domingo Videira, de 31 anos, foi quem interpretou São Tiago este ano.
“É especial. Esse é um momento que todo cavaleiro espera, a gente se sente honrado depois de tantos anos participando da festa em ser sorteado para ser São Tiago”, disse.
Os atores da comunidade são descendentes das primeiras famílias que colonizaram a região, depois que a colônia portuguesa de Mazagão, em Marrocos, foi desativada. A encenação encerrou com a tradicional dança do vominê e a aparição das figuras de São Tiago e São Jorge, celebrando a vitória dos cristãos.
Após a encenação da batalha, a programação contou com recírio, ladainha e baile dançante. Na manhã desta quarta-feira, 26, a programação teve continuidade com a procissão salve rainha em louvor a Santa Ana e baile da melhor idade.
A festividade de São Tiago iniciou no dia 16 e ainda continua até domingo, 28, quando acontece a festa para as crianças.
Festa de São Tiago
A Festividade ocorre desde 1777 no município de Mazagão, entre os dias 16 e 28 de julho, e retrata a aparição do padroeiro como um soldado anônimo, que lutou ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu a vitória na Guerra Santa.
A tradição, que completa 246 anos em 2023, foi trazida da África ainda no século 18, e inclui rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto encenado pelos próprios moradores da cidade histórica, durante 13 dias de programação.
Veja a programação
Quinta-feira, 27 de julho
- 5h – Alvorada festiva e início da festa de São Tiago das crianças
- 16h – Entrega dos Presentes
- 19h – Transladação do Santo e a novena
- 21h – Baile de Máscaras
Sexta-feira, 28 de julho
- 8h – Missa e Círio das Crianças
- 11h – Visitas nas residências locais
- 12h – Passagem do Bobo Velho
- 16h – Batalha das Crianças
- 20h – Recírio
- 23h30 – Baile Dançante
Fotos: Albenir Sousa e Márcia do Carmo/GEA