‘Dia D – Operação Paz’: Forças de Segurança do Amapá intensificam ações de combate ao crime

Forças de Segurança do Amapá participaram nesta terça-feira, 19, do “Dia D” da operação “Paz”, deflagrada em todo pais com o objetivo de intensificar as ações de inteligência, investigação, repressão e prevenção às ocorrências de mortes violentas.

Na manhã de terça, foram cumpridos mandados de prisão pela Polícia Civil (PC) com investidas táticas pela Polícia Militar (PM). A “Paz” abrangeu 11 dos 16 municípios: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Porto grande, Calçoene, Oiapoque, Tartarugalzinho, Amapá, Pedra Branca e Ferreira Gomes.

A iniciativa do Ministério da Justiça integrada ao Governo do Amapá tem como foco o combate ao crime por meio de planejamento estratégico.

Segundo o secretário em exercício de Segurança Pública, Marko Scaliso, a operação está marcada para encerrar no dia 31 de dezembro nos 12 estados participantes, mas no Amapá as ações devem continuar após tratativas entre os poderes executivos.

“O Dia D foi de concentração total de efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil, para que consigamos cumprir mandados de prisão, concluir procedimentos entre outros trabalhos policiais. Vale ressaltar que já há um acordo com o Ministério da Justiça para a sequência da operação “Paz” no estado”, destacou.

A Sejusp divulgou dados sobre a atuação policial de 1º de setembro até esta terça-feira, 19.

Veja os números

  • 240 prisões em flagrante;
  • 200 cumprimentos de mandados de prisão;
  • Cerca de 3,6 mil inquéritos policiais produzidos;
  • Apreensão de 201 armas de fogo;
  • 1.235 porções de drogas, acrescido ainda, 70 quilos de entorpecentes apreendidos;
  • Cerca de 25 mil pessoas abordadas durante patrulhamento e nas mil barreiras montadas em pontos mapeados pelas equipes policiais;
  • Cerca de 10,5 mil veículos abordados e fiscalizados.

Segundo o coordenador da “Paz” no Amapá, coronel Costa Júnior, houve redução de casos de homicídios desde quando a ação foi deflagrada no estado.

“Quando a operação começou em setembro, nós tínhamos o número de 42 mortes ao mês. No mês passado, fechou em 21 mortes. Hoje, computamos 16. Fazendo o comparativo, de setembro pra cá, tivemos uma diminuição de cerca de 62% nos homicídios”, disse.

O comandante da Polícia Militar, Adilton Corrêa, destacou que também houve redução de crimes de femicídios e latrocínios, que é roubo seguido de morte.

“Neste período tivemos uma redução de 32% no número de latrocínios. Outro crime violento que para nós também é uma preocupação é o feminicídio, que teve uma queda de 50%. Crimes de roubo caíram 35%. Resultados mostram a eficiência na ação”, destacou.

Veja abaixo os números disponibilizadas para a população ajudar com as denúncias. Toda informação é mantida em sigilo.

  • Disque denúncia/Sejusp – (96) 98401-8719
  • Delegacia Especializada de Tóxico e Entorpecentes – (96) 98141-4161
  • Delegacia de Crimes Contra a Pessoa – (96) 9170-4302
  • Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) – 190

Fotos: PC/PM e Sejusp/Divulgação