Detran monta esquema especial de trânsito para o Réveillon do AP; veja mudanças

Para garantir um trânsito organizado e seguro durante o Réveillon do Amapá, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) implementará um esquema especial no Centro de Macapá a partir deste sábado, 28. A operação inclui interdições temporárias, criação de áreas de embarque e desembarque, rotas de emergência e transporte público gratuito.

O perímetro de atuação, com 382 mil metros quadrados, abrange a área próxima ao anfiteatro da Fortaleza de São José, local dos shows, incluindo trechos da Rua Cândido Mendes, Avenida FAB e Rua Rio Matapi, na orla de Macapá.

Interdições e rotas de emergência

Entre os dias 28 e 31, a partir das 19h, será suspensa a circulação de veículos em diversas ruas e avenidas, permitindo apenas a saída dos já estacionados. Áreas como as avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd serão exclusivas para emergências.

Acessibilidade e áreas de embarque

Idosos e pessoas com deficiência terão acesso prioritário ao evento, com áreas específicas para desembarque próximo à Fortaleza. Para taxistas, pontos exclusivos serão estabelecidos na Avenida Antônio Coelho de Carvalho e Rua Cândido Mendes.

Transporte público gratuito

Linhas de ônibus gratuitas atenderão Macapá, Santana e Mazagão, das 18h às 6h, durante as quatro noites do evento. Os terminais serão localizados na Avenida Rio Matapi e Praça do Barão, facilitando o deslocamento do público.

Transporte alternativo

Devido ao número limitado de vagas de estacionamento, o Governo orienta a utilização de ônibus, táxis, mototáxis e aplicativos de transporte para evitar transtornos.

“A escolha por transportes alternativos é essencial para o fluxo e segurança de todos. Essa medida facilita o acesso e melhora a experiência dos participantes”, reforçou o diretor-presidente do Detran-AP, capitão Rorinaldo Gonçalves.

Foto: Iago Fonseca/GEA