Desfile de 7 de Setembro reúne mais de 5 mil pessoas no Sambódromo; (FOTOS)
Mais de cinco mil pessoas prestigiaram, no sábado, 7, o tradicional Desfile Cívico da Independência do Brasil, promovido pelo Governo do Estado. A programação ocorreu no Sambódromo, na zona sul de Macapá.
Ao som de uma banda inédita, composta por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Guarda Civil Municipal, três mil militares e civis desfilaram pela Avenida Ivaldo Veras, tanto a pé quanto em viaturas.
O desfile contou com a participação da Marinha, Exército Brasileiro, das polícias Militar (PM), Penal (PP) e Científica (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Grupo Tático Aéreo (GTA), Veteranos, Guarda Territorial, Escola Militar, Escoteiros do Mar “Marcílio Dias”, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal de Macapá e Maçonaria, que realizaram apresentações especiais em celebração à data.
“É o momento de enaltecer essa data, nossa brasilidade e o patriotismo, com a presença do Exército e das demais forças. No Estado, temos a tradição de comemorar os dias 7 e 13 de setembro com a participação das escolas estaduais, municipais e da sociedade civil, pois a população adora esse momento, que precisa ser exaltado”, destacou o governador do Amapá, Clécio Luís.
O comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general Roberto Batista, ressaltou que a celebração permite a união de diferentes órgãos e instituições para comemorar uma data que faz parte da história do Brasil.
“São 202 anos de independência do Brasil. Este é um momento cívico-militar com a participação das Forças Armadas, das forças de segurança, da comunidade escolar e de representantes de Macapá. É uma oportunidade para reunir a população e reforçar a importância de ser um cidadão brasileiro”, destacou Batista.
Além do tradicional desfile a pé, também houve a apresentação de tropas motorizadas e a participação do Grupamento da Legião Estrangeira Francesa.
“Estamos felizes em participar desta celebração nacional da independência. Realizamos operações conjuntas regularmente para monitorar a fronteira com a Guiana Francesa e combater a mineração ilegal. Estar aqui é um símbolo de fraternidade entre os dois exércitos”, enfatizou o comandante das Forças Armadas da Coletividade Territorial Francesa, do 3º Regimento de Infantaria Estrangeira, coronel Jean-Luc Grossin.
Confira as fotos abaixo:
Fotos: Maksuel Martins e Israel Cardoso/GEA