Descartado o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Amapá após resultado negativo de exame
O primeiro caso suspeito de varíola dos Macacos registrado no Amapá, no dia 2 de agosto deste ano, foi descartado na tarde deste sábado (13). O exame foi divulgado pela Superintendência da Vigilância em Saúde. O Laboratório Central de Minas Gerais, responsável pela análise das amostras do Estado, emitiu resultado negativo/não detectável para a amostra analisada.
A investigação da primeira notificação começou após profissionais da atenção primária de saúde de um município no interior do estado atenderem uma idosa com feridas características que poderiam indicar a presença da doença. A coleta do material para análise foi realizada no dia 3 de agosto e enviada ao Laboratório Central do Amapá (Lacen-AP), que realizou o encaminhamento para o Funed-MG.
Com o caso descartado, o Amapá continua sem registrar casos positivos ou suspeitos da doença.
A Superintendência de Vigilância em Saúde segue realizando capacitações com todos os municípios do estado desde a notificação do caso suspeito e agora descartado. Foram realizadas oficinas para identificação de casos, notificações e coleta de material de análise.
Os municípios também têm recebido material próprio para a coleta de amostras de casos suspeitos de monkeypox. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde vem realizando o monitoramento de casos suspeitos e o acompanhamento dos contatos dos pacientes para garantir maior controle em caso de notificações.
Fonte: Gea
Foto: Reprodução