Desafio Liga Jovem: premiação de vencedores da etapa estadual destaca ideias inovadoras do Amapá
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre; a diretora técnica do Sebrae no Amapá (Ditec), Suelem Amoras; e a secretária adjunta de políticas educacionais do Amapá, Antônia Andrade, premiaram as equipes vencedoras da etapa estadual do Desafio Liga Jovem 2024.
O Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, fortalece o empreendedorismo juvenil e desenvolve competências empreendedoras que ampliem a visão de futuro e o impacto social. O evento ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, na Sala do Conhecimento, na manhã desta terça (19), às 8h30.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, o papel da competição para os estudantes amapaenses é de estimular e instigar os estudantes amapaenses.
“O Desafio Liga Jovem no Amapá, tem um objetivo fundamental, que é tirar o jovem, o estudante da zona de conforto para que compreenda a importância de ter conhecimento e o que o conhecimento é capaz de fazer. Quero que vocês mostrem para os demais brasileiros o que nós amapaenses temos de melhor e que valorizamos aquilo que fazemos”, afirmou o presidente, Josiel Alcolumbre.
A diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, elogiou o desempenho das equipes. “Quero agradecer a cada professor que dedicou tempo, que dedicou estudo, e agradecer a cada aluno que se engajou e se desafiou, entre provas, entregas que tiveram que ser feitas, e que conseguiram encaixar esse desafio de forma paralela e brilhante. Porque vocês são brilhantes”, exaltou a diretora Suelem Amoras.
Segundo a secretária adjunta de políticas educacionais do Amapá, Antônia Andrade, os projetos desenvolvidos para o desafio darão visibilidade para as soluções inovadoras do Amapá.
“Trabalhos com esses jovens que vão levar uma escola ou instituto do Amapá, para competir em nível nacional, mostrarão que temos grandes mentes, grandes pensadores, como os nossos alunos e professores que pensaram, escreveram e desenvolveram esses projetos, e mostrar que o Amapá é muito grande”, destacou a secretária adjunta, Antônia Andrade.
Desafio
Neste ano, o Amapá contou com 78 equipes inscritas, das diversas instituições escolares, das quais 20 projetos foram aprovados para as seletivas nas etapas estadual, regional e nacional.
Os quatro (4) projetos foram selecionados como vencedores estaduais, aptos para concorrer a etapa regional, entre eles, Projeto APP Medicina Natural, Tema – Saúde e Bem-Estar, Inovação, Inclusão; professora orientadora – Kerollaine Barros, Colégio Amapaense (Macapá); Projeto Receduc – Reciclando e Educando, Tema – Meio Ambiente e Sustentabilidade; professor orientador Marcos Ribeiro, Escola Estadual Prof.ª Maria Cristina Botelho Rodrigues (Porto Grande); Projeto Anpracaíba, Tema – Saúde e Bem-Estar; professora orientadora Leila Ribeiro, Instituto Federal do Amapá (Ifap – Campus Macapá); Projeto Apeîara Mapas, Tema – Inclusão Social e Direitos Humanos; professora orientadora Leila Ribeiro, Instituto Federal do Amapá (Ifap – Campus Macapá).
Para a etapa Regional tivemos como vencedor o Projeto Apeîara Mapas, professora orientadora Leila Ribeiro, Instituto Federal do Amapá (Campus Macapá) que representará o Amapá na Etapa Nacional, que ocorrerá presencialmente em São Paulo – SP de 26 a 29 de novembro, onde serão anunciados os campeões nacionais.
A líder do Projeto Apeîara Mapas, Rafaela Melo, participou da edição do ano anterior, a estudante falou sobre a importância do projeto desenvolvido pela equipe. “Nós somos profissionais da construção civil, então a gente viu a necessidade de trazer tecnologias voltadas para a acessibilidade, a inclusão de pessoas com deficiência visual. A partir disso desenvolvemos um mapa tátil para pessoas com deficiência visual se localizarem em ambientes públicos”, explicou a estudante, Rafaela Melo.
A professora orientadora, Leila Ribeiro, que também participou da edição anterior da competição, relatou sobre a experiência de estar novamente no programa. “O Desafio Liga jovem, além de ser o maior desafio de empreendedorismo do Brasil, é extremamente motivador, porque não é só a questão da competição, mas também eles nos estimulam, nos instigam a busca de soluções locais, e no âmbito nacional também, para que a gente possa melhorar e também demonstrar todo o potencial”, expressou a professora, Leila Ribeiro.
Coordenação
O Projeto Desafio Liga Jovem é coordenado pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae (UEE), Maikon Richardson; e pelas gestoras estaduais, Marília Correia e Nelma Pires.
Parceiros
A cerimônia de premiação dos vencedores estaduais do Desafio Liga Jovem 2024 tem como parceiro o Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed); e o Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Macapá.
Por Ana Yared/Sebrae