Delegacia de crimes cibernéticos recuperou mais de R$ 3 milhões de golpes em um ano
A Polícia Civil comemora o sucesso dos resultados de um ano atuação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER), criada para apurar infrações penais praticadas na internet por meio de recursos tecnológicos de informação, como computadores e smartphones.
Os principais tipos de crimes registrados na unidade policial são o estelionato virtual seguido de invasão de dispositivo informático. Segundo a corporação, a DR-CCIBER já recuperou mais de R$ 3 milhões oriundos das práticas ilícitas.
De acordo com a delegada Áurea Uchôa, a DR-CCIBER registrou 1.700 boletins de ocorrências, recuperados 400 perfis de rede sociais, aproximadamente 2 mil atendimentos via aplicativo WhatsApp, 2 mil atendimentos presenciais.
“A delegacia cuida da investigação cibernética que, apresenta uma natureza mais complexa e demorada. A DR-CCIBER completou um ano de funcionamento e em razão disso, fizemos um balanço das nossas atividades”, disse.
Inaugurada em 14 de setembro de 2021, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos funciona no Aeroporto Internacional de Macapá, todos os dias, das 7h 30 até 18h.
Foto: Lucas Brito/Polícia Civil-AP