Definido fluxo de atendimento nas unidades de saúde do Amapá para o fim de ano; veja como fica

O Governo do Amapá definiu o esquema de funcionamento das unidades hospitalares de serviços de urgência e emergência e demais centros de saúde para as festas de fim de ano.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Hospital de Emergência (HE) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, ambos em Macapá, terão escalas de plantão e sobreaviso nesse período.

No HE, por exemplo, haverá revezamento de 12 médicos por dia, a cada quatro horas, para atender ambulatórios, porta de entrada de trauma e atendimento clínico. Também haverá reforço na equipe multiprofissional e de serviços gerais, como limpeza e manutenção.

Veja como fica fluxo de atendimento nas demais unidades

Pronto Atendimento Infantil (PAI)

No PAI, os atendimentos seguem normalmente com disponibilidades de profissionais em sua totalidade para atender o público.

Hospital da Mulher Mãe Luzia

No HMML, o expediente segue normal com atendimentos 24h. 

Hemoap

Nos dias 25 e 31 de dezembro, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) não abre as portas, mas a agência transfusional funciona 24 horas todos os dias, liberando bolsas de sangue para os hospitais.

A Carreta do Hemoap suspende os atendimentos no período de 1º a 5 de janeiro e volta com as ações itinerantes no dia 8 de janeiro de 2024.

CRDT

O atendimento no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), será normal para os pacientes agendados durante o período de fim de ano. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá expediente. As atividades retornam dia 2 de janeiro de 2024.

Cerpis

O Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), funciona das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30 para atendimentos agendados. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a unidade não abre. Os trabalhos retornam dia 2 de janeiro.

UPA Zona Norte 

Haverá reforço na equipe de enfermeiros e técnicos para atendimento de traumas, observação e na Sala de Medicação. 

Creap

Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente no Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro.

Hospital Estadual de Santana 

O HES funciona neste fim de ano, com médicos plantonistas em cada turno.

Hospital Estadual de Laranjal do Jari 

O HELJ contará com reforço das equipes de enfermagem e técnicos nos três turnos diários. Além disso, haverá reforço no atendimento de urgência e emergência com três clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista, dois cirurgiões e um anestesista.

Hospital Estadual de Oiapoque 

No HEO, o plantão de fim de ano conta com médico clínico geral, obstetra, anestesista, cirurgião geral e pediatra, além de enfermeiros e técnicos em regime de escala. 

Foto: Gabriel Maciel/Sesa