Defesa Civil do AP monitora nível do Rio do Jari e envia equipe para auxiliar municípios em alerta
A Defesa Civil do Amapá está em alerta nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul do estado, por causa das chuvas que caem na região. Historicamente, as duas cidades são atingidas pelas cheias nos rios.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, apenas o bairro Mirilândia, em Laranjal do Jari, foi afetado pelas águas. Uma família está desalojada.
De acordo com o Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), na manhã desta terça-feira, 25, o nível do rio em Laranjal chegou a 2,02 metros. Na semana passada a régua mostrou 2,08 metros. Apesar de baixa na vazão, o cenário ainda é de alerta, porque o rio se aproxima do nível considerado de emergência, que é a partir de 2,11 metros.
Vitória do Jari também está em alerta, mas até agora ninguém está desabrigado ou desalojado.
Nesta terça, 25, a Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec) enviou uma equipe à região para auxiliar os dois municípios na assistência às famílias caso sejam afetadas pelas inundações.
“O trabalho integrado com as prefeituras e técnicos municipais da Defesa Civil se estende também ao Corpo de Bombeiros. Os grupamentos que atuam no sul do estado estão preparados para atender as possíveis ocorrências e, caso haja necessidade de reforço, militares de Macapá também serão deslocados para a região”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil e comandante do CBM, coronel Alexandre Verissimo.
Foto: Divulgação/Defesa Civil de Laranjal do Jari