Curtinhas: Macapá realiza cadastro de empreendedores que pretendem trabalhar no Dia de Finados
A Prefeitura de Macapá iniciou o cadastro dos empreendedores que pretendem vender produtos na área de entorno dos cemitérios no Dia de Finados. No total, foram abertas 140 vagas, 40 são para o Cemitério São Francisco, na zona norte, 80 para o cemitério São José, na zona sul, e 20 para o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, na região central da capital. O cadastro está sendo realizado na Secretaria Municipal de Trabalho, do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), que fica na Avenida Procópio Rola, nº 29, bairro Central. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. A taxa custa R$ 52.
TJAP abre inscrições para 60 casais celebrarem a união gratuitamente no próximo dia 27 de outubro
A próxima edição do projeto Casamento na Comunidade do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) será realizada no dia 27 de outubro e pretende unir 60 casais. As inscrições ficam abertas até esta quinta-feira, 20 de outubro, e são gratuitas. O evento terá como palco a sede do Sebrae, em Macapá. Para fazer a inscrição, é necessário comparecer presencialmente no Fórum de Macapá, na Central de Conciliação, ou pelos WhastApps do Programa Casamento na Comunidade: (96) 99144-3740 e 98414-1209. Os casais devem apresentar RG (no máximo até dez anos de emissão), CPF, comprovante de endereço, Certidão de Nascimento (legível) e Certidão de Casamento averbada.
Concurso da Educação: 1ª etapa do certame tem quase 10% de abstenção
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira, 18, que quase 10% dos mais de 30 mil inscritos no concurso da educação não compareceram aos locais de aplicação do exame de conhecimentos, no último domingo, 16. Ao todo, foram 3.032 candidatos faltosos. A banca foi contratada pelo Governo do Amapá para organizar a primeira etapa do certame, que consiste na prova objetiva e estudo de casos.
Amapá avalia nova medida para proteger e conservar árvores gigantes do estado
Uma reunião foi realizada nesta terça-feira, 18, entre governo do estado, membros do Ministério Público e pesquisadores para tratar sobre um decreto que busca impedir o corte de árvores com mais de 80 metros de altura, tornando-as patrimônios ecológico, por meio da proteção das florestas e outras formas de vegetação em território estadual. Entre as espécies identificadas pelos estudiosos, estão o Angelim Vermelho (Dinizia excelsa) e a Castanheira (Bertholletia excelsa) com mais de 80 metros de altura, localizadas na região do Vale do Jari, por ocasião de expedições científicas realizadas entre 2017 e 2022. O Executivo fará agora a avaliação e discussão jurídica da propositura para decretar a preservação e conservação das espécies.
Zeladoria Urbana de Macapá realiza mutirão de limpeza no Conjunto Mucajá
O Conjunto Habitacional Mucajá, na zona sul da capital, está recebendo nesta quarta-feira (19), mutirão de limpeza, incluindo roçagem, varrição, raspagem, rastelagem, capina manual e mecanizada. São beneficiados com os serviços, 592 apartamentos. A Prefeitura também tem identificado o despejo irregular de resíduos principalmente em praças e ruas com terrenos baldios. Para denunciar o descarte incorreto do lixo, mato alto nas vias e formação de lixeiras irregulares, a população pode acionar a Zeladoria, na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem.
Foto/Capa: PMM