Curtinhas: Locais de votação começam a ser preparados para a eleição no AP

Os locais de votação começam a ser preparados para as eleições gerais no Amapá. Nesta sexta-feira (30), não haverá aulas porque as escolas serão colocadas à disposição da Justiça Eleitoral. Na Universidade Federal do Amapá (Unifap), não haverá aulas e nem expediente administrativo nos campi Marco Zero, em Macapá, e Binacional do Oiapoque. As atividades só voltam ao normal na próxima segunda-feira (3). Os serviços de preparação dos locais de votação incluem limpeza e arrumação das salas de aula, onde serão colocadas placas de orientação e de indicação das seções eleitorais, para facilitar a vida do eleitor no dia da votação.

Horário eleitoral gratuito termina nesta quinta (29)

Termina nesta quinta-feira (29) o horário gratuito da propaganda eleitoral no primeiro turno das Eleições 2022. Os programas de rádio e TV de candidatas e candidatos começaram a ser exibidos dia 26 de agosto. Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito será transmitido de 7 a 28 de outubro. Termina também nesta quinta o prazo para os candidatos realizarem reuniões públicas ou comícios e utilizarem carro de som. É o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão.

Transporte de armas e munições será proibido no dia das eleições

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão administrativa desta quinta-feira (29) resolução que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem. A medida tem por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso busca prevenir confrontos armados derivados da violência política.

Justiça Eleitoral orienta eleitor a levar sua colinha no dia da votação

No dia 2 de outubro, a Justiça Eleitoral orienta a eleitora e o eleitor a levar uma colinha com os números das candidatas e dos candidatos escolhidos. O uso da cola em papel é permitido inclusive na cabine de votação, o que agiliza e facilita a digitação dos números na urna eletrônica. Na aba Eleições 2022, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma página com um modelo de cédula à moda antiga e que pode ser impressa para anotar os números dos candidatos. Neste ano, a cola eleitoral se tornou ainda mais importante, uma vez que a legislação proíbe expressamente que os eleitores levem o celular até a urna.

Com informações do TSE