Curtinhas desta segunda-feira (5)

MP promove audiência pública para debater efeitos do mercúrio na Amazônia

O Ministério Público, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), promove nesta terça-feira (6), às 9h, no anfiteatro da Universidade, uma Audiência Pública para debater os efeitos do uso de mercúrio na Amazônia e a necessidade de regulamentação nacional sobre o tema, em cumprimento à Convenção de Minamata sobre Mercúrio. A iniciativa faz parte de um Projeto que integra a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). A Audiência Pública terá exposição de dados e informações por pesquisadores sobre os efeitos do uso de mercúrio na região amazônica e suas consequências para saúde humana.

Decisão Judicial: MP-AP consegue bloqueio de 5 milhões para recuperação do sistema de abastecimento de água no Macapaba

Em ação cautelar proposta pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), o juízo da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Macapá determinou, na última quarta-feira (31), o bloqueio judicial de 5 milhões de reais na conta da empresa Direcional Engenharia, responsável pelo serviço de abastecimento de água do Habitacional Macapaba. O objetivo é garantir os recursos necessários à correção da estrutura física e operacional do sistema de fornecimento de água potável e de esgoto do conjunto, bem como eventuais indenizações aos consumidores. O BlogCF não conseguiu contato com a empresa.

CSA inicia obra de reforma na Estação de captação de água bruta do Rio Amazonas, na orla de Macapá

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) iniciou as obras de reforma e modernização da Estação de Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, localizada na orla do bairro Santa Inês, na capital. Será revitaliza toda a estrutura que capta água para abastecer cerca de 70% das zonas urbanas do município. A obra prevê estrutura de passarela, construção de uma nova casa de bombas da elevatória de água bruta, recuperação de toda a iluminação e aquisição de novos transformadores e painéis de controle. As obras começaram em julho e devem ser finalizadas até dezembro deste ano.

HU da Unifap é reforçado com a contratação de mais 53 colaboradores

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ganha reforço com a contratação de mais 53 novos colaboradores, que já começaram a trabalhar. O contrato foi assinado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na manhã desta quinta (2). Com previsão de iniciar os atendimentos no próximo mês, essa é a segunda convocação feita pelo HU. São profissionais de perfil majoritariamente assistencial, que vão se somar aos 22 administrativos que começaram a atuar no início de agosto.