Curtinhas

Mais uma remessa de água mineral é enviada para o distrito do Bailique

Na segunda-feira, 1, uma nova remessa de água mineral foi transportada de balsa para o arquipélago do Bailique, que sofre com o fenômeno de salinização da água do Rio Amazonas. Governo e prefeitura fecharam parceria para garantir a logística de distribuição dos produtos para as famílias. Aqui na capital, quem quiser ajudar com as doações pode procurar a Secretaria de Mobilização e Participação Popular, na avenida FAB.

Salinização da água do Rio Amazonas no Bailique

Por causa da salinização da água do Rio Amazonas, atividades do dia a dia no Bailique foram afetadas, como a agricultura, afazeres domésticos e higiene pessoal. A Caesa já enviou um sistema de filtragem para auxiliar, temporariamente, na manutenção da qualidade da água e uma Estação de Tratamento de Água capaz de produzir 10 mil litros por hora, inserida em uma balsa que também receberá uma bomba de captação. A Defesa Civil e o Iepa realizam um trabalho de fotos georreferenciadas das comunidades do arquipélago para levantar informações sobre como as estruturas têm sido afetadas pelos fenômenos da erosão (Terras Caídas) e a salinização.

Vigilância Ambiental de Macapá intensifica vacinação de cães e gatos

A equipe de vacinação antirrábica do Departamento de Vigilância Ambiental de Macapá estará realizando no período de 3 a 5 de novembro a busca ativa de cães e gatos em mais uma etapa da campanha contra a raiva animal. A ação acontecerá nas linhas do KM 09, das 9h às 13h e será direcionada aos cães e gatos acima de três meses de idade e em bom estado de saúde. A raiva animal é uma doença infecciosa viral aguda que também acomete o homem e possui letalidade de aproximadamente 100%.

Foto: Ascom/ PMM