CTMac realiza campanha para orientar sobre lei que garante desembarque de mulheres fora dos pontos de ônibus
No período de 8 a 11 de março, a Prefeitura de Macapá realiza a campanha Parada Segura, que orienta mulheres e motoristas de ônibus sobre o desembarque fora dos pontos após às 22 horas. A iniciativa é coordenada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e faz parte da programação “Elas em Movimento”, que terá ações durante todo o mês de março.
Na manhã desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, equipes do Departamento de Educação de Trânsito (Deduc) foram até as paradas e coletivos para conscientizar motoristas e passageiros. Foram distribuídos informativos e repassadas orientações. A medida está prevista na Lei Municipal nº 2.152/2015, de autoria do então vereador Allan Ramalho.
A lei estabelece que após às 22h os condutores dos veículos de transporte público coletivo, sempre que solicitado, deverão parar os ônibus para assegurar o desembarque seguro das passageiras mesmo que fora do ponto de parada e sempre respeitando o trajeto da linha.
De acordo com o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, a equipe da Deduc também vai orientar as empresas e seus empregados para que cumpram o que determina a legislação.
“A lei do Parada Segura obriga o motorista de transporte coletivo a parar o veículo, dentro do seu itinerário, a pedido da mulher. Infelizmente muitas pessoas não tem conhecimento dessa lei e para mudar essa realidade, a CTMac estará divulgando esse serviço”, ressalta o gestor. VEJA O VÍDEO.
Serviço
As mulheres que não tiverem o direito garantido pelas empresas de ônibus, podem acionar o Disque Denúncia da CTMac pelo número (96) 98100-0799.
Texto e foto: Ascom/CTMac