CTMac lança a campanha “Maio Amarelo”de conscientização no trânsito

A Prefeitura de Macapá lança nesta sexta-feira (6), a campanha Maio Amarelo na capital, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Com o “Juntos Salvamos Vidas”, a abertura será às 17h, no Mercado Central, com blitz educativa, entrega de mudas de plantas, shows musicais e peças teatrais.

Durante todo o mês de maio, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) realizará, em dias alternados, blitze educativas com a distribuição de lixeiras de carro e informativos. Também haverá ações para estudantes na mini cidade instalada no CEU das Artes das zonas norte e sul e Centro Educacional Irmã Camila Bonassi, no Marabaixo 3. A programação encerra no Shopping Amapá Garden.

As constantes campanhas e investimentos em mobilidade urbana resultaram na queda de mortes no trânsito no Amapá. Entre 2019 e 2020, houve redução de 18% no número de mortes, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, e o Departamento de Informática do Sistema Unificado de Saúde (DataSUS).

Em 2021, foram registrados 1.888 acidentes nas vias de Macapá, resultando em 1.197 pessoas feridas e 51 óbitos. Nos primeiros quatro meses de 2022, foram registrados 561 acidentes na capital, com 304 pessoas feridas e 6 óbitos.

“O Maio Amarelo é importante para a conscientização de todos e principalmente para o cumprimento das regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Esse é um momento de integração entre os órgãos de segurança e a sociedade, orientando e enfatizando a responsabilidade do coletivo”, destaca o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo.

A Campanha Maio Amarelo é realizada pela CTMac, em parceria com o Sest Senast (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), Guarda Civil Municipal de Macapá, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Militar e Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana.

Maio Amarelo
O mês foi escolhido para a campanha em todo mundo, porque em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Com isso, maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo realiza. A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Confira a programação do Maio Amarelo em Macapá:

  • Sexta-feira dia 6
    Hora: 17h
    local: Mercado Central (abertura)
  • Terça-feira, dia 10
    Blitz educativa
    Local: zona norte da cidade
  • Sexta-feira, dia 13
    Ação educativa
    Hora: 7h30
    Local: CEU das Artes da zona norte
  • Terça-feira, dia 17
    Blitz educativa
    Local: Centro de Macapá
  • Quinta-feira, dia 19
    Ação social de saúde
    Hora: 8h
    Local: Polícia Rodoviária Federal, km 9
  • Sexta-feira, dia 20
    Ação educativa
    Hora: 7h30
    Local: CEU das Artes da zona sul
  • Terça-feira, dia 24
    Blitz educativa
    Local: Centro de Macapá
  • Sexta-feira, dia 27
    Ação educativa
    Hora: 7h30 e 13h30
    Local: Centro Educacional Irmã Camila Bonassi no Marabaixo 3
  • Terça-feira, dia 31
    Cidade do Trânsito no Amapá Garden Shopping
    Hora: 14h
  • Quarta-feira, dias 1º e 2 de junho
    Cidade do Trânsito no Amapá Garden Shopping
    Hora: 14h

(Asom/CTMac)