Crise aumenta dívidas na Revecom e agrava riscos de manutenção

A crise financeira enfrentada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Revecom) parece estar cada vez mais longe de um fim, o que é uma ameaça aos mais de 200 animais que vivem na unidade de preservação, localizada no município de Santana.

São macacos, porcos do mato, quelônios, araras, cobras, cotias, anta, jaguatirica, entre outros animais silvestres que passam por reabilitação, na instalação estruturada para lembrar o habitat dessas espécies. Maioria, animais resgatados após serem vítimas de acidentes e crimes ambientais, como caça, tráfico e maus-tratos.

Com 171 mil metros quadrados, a reserva enfrenta um problema prolongado no sistema de esgoto, além de um aumento nas dívidas que afetam a manutenção de vários serviços. A situação agravou mais ainda com a danificação da estrutura depois das recentes tempestades e furtos no local.

A administração da Revecom voltou às redes sociais e veículos de comunicação para pedir ajuda em prol das atividades realizadas no local. De acordo com o diretor da unidade, Paulo Amorim, os principais custos são de alimentação, remédios, pagamentos dos profissionais e demais serviços básicos.

Amorim destacou, ainda, que espera o pagamento atrasado (correspondente a dezembro de 2021) do convênio firmado junto a Prefeitura Municipal de Santana (PMS). A equipe do blog de notícias da Cleide Freires entrou em contato com assessoria do Executivo, e aguarda respostas sobre essa questão.

Enquanto isso, a Reserva Particular do Patrimônio Natural sobrevive com os poucos recursos disponíveis, frutos de doações da população e de empresários, que se sensibilizam com a causa e reconhecem a importância da unidade de preservação ambiental, que atua desde 1998.

“Estamos com apenas um funcionário na ativa, um diarista e uma voluntária. Pedidos ajuda em campanha nas mídias para doações. Eu e minha esposa estamos cansados, mas temos de assumir o compromisso com os animais sob nossa tutela”, disse o diretor, que afirmou está desesperado com a situação.

Quem deseja realizar doações de qualquer valor em dinheiro para a chave PIX: 01.477.979/0001-56 (CNPJ). Os interessados também podem agendar entrega presencial através do número (96) 99971-2155. A RPPN Revecom fica localizada na Rua D 28, no bairro Vila Amazonas.

Da Redação

Fotos: Revecom