Criança de 9 anos que sofreu escalpelamento em área ribeirinha de município paraense recebe atendimento no Amapá

O acidente aconteceu no domingo, 9, no rio Fortaleza na Comunidade Jaburu dos Alegres, pertencente ao município de Gurupá no Pará. Uma menina de 9 nove anos, estava numa embarcação, quando teve os cabelos enroscados no eixo do motor do barco. Ela perdeu parte do couro cabeludo.

A vítima foi socorrida e trazida por uma embarcação local até Mazagão, onde foi recebida pelo Corpo de Bombeiros, e depois encaminhada ao Hospital de Emergência de Macapá. A criança continua internada no Centro de Queimados do HE.

O escalpelamento é um tipo de acidente recorrente na região amazônica onde a vítima, em geral mulheres e crianças, tem os cabelos arrancados quando se prendem ao eixo do motor  da embarcação.  Por lei, os donos de barcos são obrigados a fazer essa proteção do motor.

Em nota divulgada só nesta terça-feira,11, a Capitania dos Portos do Amapá disse que vai abrir inquérito para apurar as causas e responsabilidades do acidente. O Amapá e mais seis cidades paraenses: Afuá, Anajás, Chaves, Gurupá, Almerim e Porto de Moz fazem parte da jurisdição da Capitania dos Portos do Amapá.

Confira a nota na íntegra:

“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), informa que tomou conhecimento de um acidente de escalpelamento, ocorrido, ontem (9), em uma embarcação do tipo catraio, no rio Fortaleza, Comunidade Jaburu dos Alegres, município de Gurupá (PA). A vítima, de nove anos, foi socorrida por uma embarcação local e levada até Mazagão (AP), onde foi recebida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. A CPAP irá instaurar um inquérito administrativo, a fim de apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. A MB reforça a importância do auxílio de todos os cidadãos para segurança da navegação e prevenção de acidentes. Todas as denúncias podem ser feitas pelos telefones (96) 3281-5480, (96) 99112-1538 ou ainda através do e-mail cpap.faleconosco@marinha.mil.br. Interessados podem fazer contato nestes telefones para solicitar, gratuitamente, a instalação de cobertura de eixo.”