Covid-19: Saúde reforça cuidados de prevenção e amplia vacinação no AP; 17 pessoas estão internadas
Atenta ao aumento de casos de Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta a população para os cuidados de prevenção contra a doença, como manter a vacinação em dia, a higienização das mãos e o uso de máscaras nos hospitais e unidades de saúde.
Segundo boletim divulgado pelo Governo do Amapá, 17 pessoas estão internadas com Covid no estado. São 4 adultos e 13 crianças, uma delas na UTI.
O Estado vem reforçando e antecipando as campanhas de vacinação contra a doença, especialmente em crianças de 6 meses a 5 anos, público ainda com baixo índice de adesão.
Todas as salas de vacinação dos municípios foram abastecidas. A estratégia é uma forma de diminuir a propagação dos vírus, além de auxiliar na redução dos impactos no sistema de saúde.
Nesta segunda-feira, 15, profissionais da área começaram a receber dose de reforço no próprio ambiente de trabalho. O esquema vacinal até o dia 24.
Em caso de sintomas suspeitos, como febre, tosse, coriza, dor no corpo, procure atendimento médico imediatamente.
Veja as orientações
- Priorize ambientes arejados;
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
- Ao apresentar sintomas, use máscara;
- Em caso de sinais e sintomas procure uma unidade de saúde mais próxima;
- Em caso positivo, faça o isolamento. Essa é a melhor maneira de resguardar as outras pessoas;
- Avise as pessoas com quem você interagiu durante os 14 dias anteriores ao ter o diagnóstico positivo de Covid;
- Monitore os sintomas, na maioria das vezes, os incômodos iniciais como febre, tosse, cansaço, dor de garganta, tendem a melhorar com o tempo;
- Repouse e capriche na hidratação, mas é primordial consultar um médico se esses sintomas persistirem ou piorarem;
- Tome a vacina após a recuperação. Os imunizantes são indicados inclusive para quem já teve Covid, pois eles são uma maneira segura e efetiva de estimular o sistema imune e aumentar o nível de anticorpos.
Foto: Arquivo/GEA