Coren interdita salas do HE em Macapá após identificar irregularidades

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren) interditou na manhã neste sábado (14), salas de vacina e de ortopedia, ambulatórios e clínica médica do Hospital de Emergência de Macapá, depois de constatar irregularidades, como falta de profissionais e de condições de trabalho.

“Nós estivemos na manhã deste sábado, no Hospital de Emergência, e decretamos a interdição ética no ambulatório I, ambulatório extra, clínica médica I, ortopédica e sala de imunização, por causa das condições de insegurança biológica tanto para a enfermagem quanto para os pacientes. Além disso, constatamos a falta de enfermeiros em turnos de trabalho, principalmente em finais de semana. A interdição tem a função de proteger o profissional e a sociedade dos danos apontados no processo de sindicância que ocorre dentro do hospital”, destacou  Emília Pimentel, presidente do Coren no Amapá.

A interdição foi ética, ou seja, nenhum profissional de enfermagem pode utilizar as salas para qualquer tipo de atendimento até que as irregularidades apontadas pela  Comissão de Sindicância sejam sanadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“O processo de  interdição ética foi executado devido a constatação da Comissão de Sindicância, a qual  averigou in loco as inúmeras irregularidades apresentadas no processo de fiscalizatório realizado no Hospital de Emergências, que tramita desde 2021”, pontuou.

BLOG entrou em contato com a secretaria de Estado da Saúde ( Sesa) e aguarda retorno.

Fonte: Coren Amapá