Coordenador do Programa Nacional de Imunização está no Amapá para o lançamento da campanha de multivacinação neste sábado

O coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI), Éder Gatti, está no Amapá para participar do lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá neste sábado, 15.

Como parte da agenda, nesta sexta-feira, 14, o coordenador esteve reunido com secretários municipais de Saúde do Amapá, durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AP). Ele destacou os esforços do Governo Federal para aumentar o índice de cobertura vacinal e elogiou a atuação das gestões municipais na ação de vacinação contra a Influenza, que garantiu ao Amapá o 1º lugar em todo país.

“No Amapá, a síndrome gripal convenceu a população a vacinar, mas o desempenho das equipes nos municípios foi essencial para que o Amapá despontasse na cobertura vacinal contra a influenza em nível nacional. Na Amazônia as características geográficas tornam a vacinação complexa e com alto custo, além da carência de internet. É necessária uma força-tarefa para resgatar as doses perdidas e vamos trabalhar de forma conjunta com os governos”, disse Gatti.

O coordenador reforçou que o governo irá fazer investimentos na Atenção Primária. “É muito importante termos a presença do coordenador do PNI em uma reunião com secretários municipais de Saúde. Essa proximidade facilita o entendimento da realidade de ambos os lados, e nos incentiva a trabalhar a cada dia pela execução das ações do SUS nos municípios”, afirmou o presidente do COSEMS-AP, Marcel Menezes.

O lançamento da Campanha de Multivacinação será neste sábado, com o chamado “Dia D”, das 9h às 12h, na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá. A imunização segue até o dia 30 de junho nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. O público alvo são crianças desde o 1º mês de vida até adolescentes de 15 anos.

Foto: Arquivo/GEA

Fotos: Mariléia Maciel