Conjunto Habitacional PAC Congós: etapa final das obras prepara entrega de 282 moradias populares para 2025

O Governo do Amapá deu início à fase final das obras do Conjunto Habitacional PAC Congós, localizado na Zona Sul de Macapá, com 282 unidades habitacionais. O governador Clécio Luís, acompanhado de futuros moradores, acompanhou, na quarta-feira, 6, os últimos ajustes estruturais, que preparam o conjunto para ser entregue em 2025.

“A obra iniciou, parou, voltou e aqui estamos com os responsáveis pela construção. Conversamos com os beneficiários da comunidade que estão esperando há quase 20 anos para receber a sua casa e a gente chegou agora a uma etapa final. Estabelecemos aqui um cronograma de obras para a gente poder entregar no ano que vem”, afirmou o governador.

O projeto, iniciado em 2007, enfrentou paralisações até a atual gestão conseguir avançar na conclusão. Nos últimos 22 meses, a atual administração estadual entregou 1.512 unidades habitacionais em Macapá, sendo mil no Miracema, na Zona Norte, e 512 no Vila dos Oliveiras, na Zona Sul.

Foto: Maksuel Martins/GEA

Sobre o PAC Congós

O conjunto habitacional faz parte da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com investimentos federais e estaduais. O Governo do Amapá injetou recursos adicionais e desburocratizou processos junto ao Ministério das Cidades para garantir a conclusão.

“Essas famílias já estão num processo longo. A gente vem acompanhando e fazendo as atualizações. Quando estiverem morando aqui, continuarão tendo o acompanhamento com um trabalho técnico-social. A gente vai entregar e vai acompanhar essas famílias”, destacou a secretária de Habitação, Mônica Dias.

Composto por 272 apartamentos e 10 casas adaptadas para pessoas com deficiência, o PAC Congós oferece unidades de 40 m² com dois quartos, banheiro, sala conjugada com cozinha e área de serviço. A infraestrutura do habitacional inclui centros de convivência, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, além de rede de saneamento, pavimentação, áreas de lazer e acessibilidade.

“A obra já está na reta final, e estamos trabalhando na revitalização para garantir que cada moradia seja entregue com qualidade e dignidade”, afirmou o secretário de Infraestrutura, David Covre.

Foto de capa: Luhana Baddini/Agência Grito