Concurso para procurador da República tem vagas para o Amapá; veja edital

Estão abertas as inscrições para o 31º Concurso Público para Provimento de Cargos de Procurador da República. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de março, oferecendo 58 vagas para o primeiro cargo da carreira do Ministério Público Federal, com subsídio inicial de R$ 39.753,22. Três dessas vagas são destinadas ao estado do Amapá.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de abril. A prova objetiva está marcada para o dia 29 de junho. Todas as informações sobre o certame, incluindo detalhes sobre as provas objetivas, subjetivas, orais e de títulos, estão disponíveis no site oficial: www.mpf.mp.br/concursos/procuradores.

Para concorrer, é necessário possuir bacharelado em Direito e comprovar três anos de atividade jurídica exercida exclusivamente após a obtenção do diploma. O concurso prevê reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, 5% para pessoas indígenas e 20% para pessoas negras.

A inscrição preliminar deve ser feita exclusivamente pelo sistema online, utilizando as credenciais do GOV.BR com nível prata ou ouro e verificação em duas etapas. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, anexar um documento oficial de identificação e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 250. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa.

Pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até o dia 2 de abril. Têm direito à isenção candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doadores de medula óssea em entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.

As lotações das vagas serão definidas pelo Conselho Superior do MPF após o resultado do concurso, podendo haver criação de novas oportunidades. As nomeações dependerão da disponibilidade orçamentária e da necessidade do serviço. A validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período.

Confira vagas aqui

Foto: Antônio Augusto/Secom/MPF