AP tem alta de casos de síndrome gripal e governo decreta situação de emergência pública

Neste sábado, 13, o governo do Amapá decretou situação de emergência em saúde pública após identificar surto de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), até a última quinta-feira, 11, mais de 190 crianças estavam internadas com síndromes respiratórias graves na rede hospitalar pública e privada, com 29 delas entubadas.

Desse total, 109 casos se concentram no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), com 22 crianças na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A maioria dos pacientes tem entre 7 meses e 4 anos de idade.

Entre as ações imediatas adotadas estão o aumento do número de leitos clínicos e de Tratamento Intensivo (UTI), reforço de oxigênio nas unidades de saúde, além do aumento de plantão dos profissionais de saúde.

O governo informou que o Ministério da Saúde já foi acionado sobre o quadro epidemiológico do Amapá e que vai reativar o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp).

Uma reunião com os prefeitos traça ações imediatas nos municípios, principalmente em relação ao aumento da cobertura vacinal.

Fotos: Netto Lacerda/GEA