Com estoque crítico, Hemoap convoca doadores de todas as tipagens sanguíneas
Com baixa no estoque, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca os doadores voluntários, em especial aqueles com tipagem sanguínea O+, para fortalecer o banco de sangue do hemocentro. Atualmente, 89 mil amapaenses são fidelizados aos Hemoap e já doaram sangue mais de uma vez. A média diária de doadores voluntários aptos é de apenas 54 pessoas, mas o fluxo diário e constante ideal é de, no mínimo, 87 doadores voluntários aptos, de acordo com os critérios de doação de sangue.
Em geral, uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até 4 vidas. Isso significa que, se o voluntário doar a cada 3 meses, pode ajudar a manter até 12 pessoas vivas. “É importante relembrar que o Hemoap é responsável pelo abastecimento de todas as unidades hospitalares públicas e particulares do Amapá, e que um voluntário pode ajudar até 4 pessoas, por isso, reforçamos que quem quiser e puder doar, é muito bem-vindo no hemocentro”, afirmou a chefe do serviço de captação e orientação social do Hemoap (SCOS), Elmira Melo.
Cuidados antes e após doação de sangue:
- Não é possível doar sangue em jejum, por isso, antes de realizar a doação, é fundamental consumir alimentos leves;
- A recomendação é de que alimentos gordurosos sejam evitados;
- Evite esforços físicos exagerados por, no mínimo, 12 horas após a doação de sangue;
- É indicado que a pessoa não fume por cerca de 2 horas e evite bebidas alcoólicas por até 12 horas após a doação de sangue;
- Após doar sangue, é indicado fazer um pequeno lanche;
- Antes e depois de doar sangue, hidrate-se.
Critérios básicos para realizar doação de sangue:
- É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde;
- É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação;
- Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Acesso ao serviço:
O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30.
As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp (96) 98811-0200.
(Ascom/Gea)