Com bandeira vermelha, conta de luz fica mais cara no AP em setembro; CEA orienta sobre consumo de energia
O Amapá terá bandeira vermelha patamar 2 nas contas de luz em setembro. Com essa medida, a tarifa de energia sofrerá um acréscimo de R$ 7,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O retorno da bandeira vermelha foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para todo o Brasil. A última vez que esteve em vigor foi em agosto de 2021.
A mudança ocorre devido ao aumento da seca e das queimadas em algumas regiões do Brasil, o que eleva o custo de geração de energia elétrica.
Jorgemiro Júnior, gerente de Relacionamento com o Cliente da CEA Equatorial, explicou o funcionamento das bandeiras tarifárias e ressaltou a importância do uso consciente de energia durante este período.
“As bandeiras são acionadas de acordo com o cenário de geração de energia no país. E de um mês para o outro podemos ver a essa mudança escalonada ou não, como ocorreu agora quando saímos da verde para a vermelha patamar 2. Com essa classificação definida pela ANEEL, a distribuidora trabalha junto aos clientes com as orientações sobre uso consciente para que os impactos sejam minimizados na fatura. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda diferença”, destaca Jorgemiro.
A CEA Equatorial compartilhou algumas dicas para garantir economia na conta de luz:
- Evite abrir e fechar a geladeira com frequência.
- Verifique periodicamente a borracha de vedação da geladeira; quando ressecada, pode causar grande desperdício de energia.
- Troque as lâmpadas antigas por modelos de LED.
- Para aparelhos de ar-condicionado usados por longos períodos, opte por modelos com tecnologia inverter e mantenha a temperatura em média a 23ºC.
- Desligue aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, pois mesmo em stand-by, eles ainda consomem energia.
- Acumule roupas para lavar e passar de uma vez só, utilizando a capacidade máxima das máquinas.
- Prefira eletrodomésticos com o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com indicação “A”, que garante maior eficiência energética.
Tarifa Social
Clientes de baixa renda podem economizar até 65% na conta de energia por meio do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa do Governo Federal que oferece esse benefício.
Para mais informações sobre as condições e o cadastro na Tarifa Social, os interessados podem acessar os canais oficiais da CEA Equatorial, como a assistente virtual Clara pelo WhatsApp (96) 3082-2949, ou visitar o site oficial da CEA Equatorial.
Foto: CEA/Reprodução