Com alta nos casos de dengue, Governo decreta situação de emergência em Oiapoque
O governador do Amapá, Clécio Luís, decretou nesta quinta-feira, 1º, situação de emergência em Oiapoque por conta do aumento elevado de casos de dengue.
“Detectamos que o município tinha muitos problemas, além da dengue, tinha a situação de lixo acumulado, muitos buracos na cidade, então resolvemos montar uma força-tarefa para ajudar pelo período que for necessário. Tem reforço de exames, medicamentos, vacinas, operação de limpeza dos quintais e das ruas, capina, recuperação do asfalto, e assistência social através de kits de alimentos para indígenas, agricultores e também para os pacientes que precisarem.”, disse o governador.
A maioria dos casos de dengue é provocada pelo vírus D3 (dengue hemorrágica). Uma pessoa morreu pela doença na segunda quinzena de janeiro na cidade. O Amapá não registrava óbitos por D3 desde 2019.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) anunciou o envio de enfermeiros, técnicos e biomédicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, além de medicamentos para abastecer a farmácia.
Segundo a Sesa, uma sala do Hospital Estadual de Oiapoque foi adaptada para funcionar como ambiente de observação de pacientes com 10 leitos.
Os casos estão sendo monitorados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). As equipes realizam vacinação contra a Covid-19 e a Influenza, consultas e procedimentos médicos.
O decreto prevê ações rápidas de socorro e de assistência, como entrega de kits de alimentos, entre outras iniciativas que possam amenizar os impactos dos agravos da situação epidemiológica.
A prefeitura de Oiapoque reforçou o trabalho de combate aos criadouros do Aedes aegypti com mutirões de limpeza de entulhos e recuperação asfáltica. Além disso, 26 agentes de endemias da secretaria municipal de Saúde e mais 6 enviados pelo governo do estado realizam ações de prevenção de casa em casa.
Foto de capa: Divulgação/Sesa