Círio 2022: Missa do envio marca início das peregrinações
A Diocese de Macapá realiza no próximo sábado (3/9) a Missa de Envio e Bênção das Imagens dando início às peregrinações em preparação ao Círio de Nazaré 2022. A celebração acontece às 19h na Catedral São José e vai reunir voluntários das equipes de serviço do Círio, representantes de instituições públicas ou privadas e famílias devotas da Virgem Maria.
Além do envio dos voluntários para atuação nas peregrinações e atividades preparatórias, durante a missa serão abençoadas as imagens que irão peregrinar por várias instituições, famílias e pelas paróquias de Macapá.
Os devotos, as instituições e as paróquias podem também levar no dia da missa a própria imagem de Nossa Senhora de Nazaré, altar ou andor para receber a bênção para a peregrinação.
Peregrinação
A peregrinação do Círio de Nazaré este ano vai acontecer com quatro imagens percorrendo toda a capital. O Palácio do Setentrião, Sede do Governo do Estado, será o primeiro órgão público a receber a equipe de peregrinação na próxima segunda-feira, 5, às 9h.
A peregrinação é uma forma de preparação a grande celebração do 2º domingo de outubro, quando acontece a procissão do Círio de Nazaré. Através dela, os devotos podem participar de várias iniciativas nas famílias, instituições públicas ou privadas e paróquias em homenagem à Nossa Senhora.
Em 2022, além do cortejo realizado durante o deslocamento da imagem peregrina de um lugar ao outros, os fiéis também podem realizar em suas próprias casas, comunidades, empreendimentos e trabalho às atividades orientadas pelo material preparado pela Comissão Organizadora no Livro de Peregrinação e Encontros.
Preparativos
Na noite de sábado (27/8), durante a celebração do 22º domingo do Tempo Comum na Catedral São José foram homenageados benfeitores e patrocinadores da festividade em 2021. A missa foi presidida pelo pároco padre Rafael Donneschi.
Além deste momento, com o retorno da procissão do Círio em 2022, a Comissão Organizadora vem realizando uma série de encontros e reuniões preparatórias. Na última semana, os voluntários da equipe de sonorização no percurso realizaram o primeiro encontro para alinhar as ações de atuação no dia do Círio.
No dia 26 de agosto, na sede da Capitania dos Portos, os coordenadores da Romaria Fluvial e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia Docas de Santana, Prefeitura Municipal de Santana e Marinha do Brasil estiveram reunidos para traçar estratégias para a programação deste ano. Em 2021 foram 43 embarcações credenciadas e autorizadas pela Capitania dos Portos no Amapá para participarem da romaria e a expectativa é que este ano o número de barcos acompanhando seja maior.
Por Diocese de Macapá/Pastoral da Comunicação