Chuva acompanhada de ventos fortes destelha casas, derruba árvores e causa queda de energia em Macapá

A chuva e os ventos fortes registrados na noite de domingo, 26, e na madrugada desta segunda-feira, 27, causaram estragos em Macapá. A Defesa Civil Municipal informou quedas de árvores e destelhamento de casas em vários bairros da cidade. Segundo a corporação, não houve vítimas.

As zonas sul e oeste foram as regiões mais atingidas. A Defesa Civil informou que não houve registro de alagamentos. Na rotatória do bairro Jardim Marco Zero, uma árvore caiu e o trânsito ficou complicado na região.

“Árvores caíram na rotatória do bairro Jardim Marco Zero e também em outros bairros da zona sul da cidade com alguns detalhamentos, mas graças a Deus sem vítimas. A chuva foi concentrada mais nas regiões sul e oeste. Pra zona norte não tivemos tantas ocorrências”, destacou Aldair Santos, coordenador da corporação.

A chuva e os ventos fortes também causaram interrupções de energia em vários pontos da capital. A situação afetou 33 mil consumidores. Em nota, a CEA Equatorial informou que reforçou o efetivo operacional para atender as ocorrências. No momento, 17 mil clientes ainda estão impactados.

Veja a nota na íntegra:

“A CEA Equatorial informa que devido às fortes chuvas que caíram na noite de domingo, 26 e continuaram na madrugada desta segunda-feira, 27, houve diversas ocorrências de falta de energia causadas pelos ventos fortes, que provocaram a queda de árvores em alguns pontos da cidade de Macapá. A situação afetou o fornecimento de energia e impactou 33 mil clientes.

No momento, 17 mil clientes ainda estão impactados e há 160 ocorrências em aberto. A distribuidora reforçou o efetivo operacional e 61 equipes estão trabalhando para atender as ocorrências individuais, coletivas e nos serviços de poda.

Na capital, as regiões mais afetadas foram o centro, zona sul, zona oeste e parte da zona norte. Grande parte das ocorrências se concentram nos bairros Alvorada, Centro, Trem, Santa Rita, Jardim Marco Zero e Pantanal. No município de Santana, há ocorrência de falta de energia na região do Matapi.

A CEA Equatorial reforça que não está medindo esforços para normalizar o serviço e pede aos clientes que utilizem os canais de atendimento para a abertura de ocorrências pelo Whatsapp (96) 3082-2949, site (ap.equatorialenergia.com.br) e central de atendimento por meio do 0800 096 0196″.

O que diz a meteorologia

Segundo o Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), as rajadas de ventos ultrapassaram os 55 km/h.

“Nós estamos computando alguns dados para saber se esse evento foi apenas um evento isolado ou se ele é faz parte do início do período chuvoso. Se for um evento isolado, ainda teremos mais alguns dias de sol. Entretanto pelas imagens de satélite, a gente percebe que a estiagem começa a dar uma aliviada a partir de agora. Foi registrado chuva em praticamente todos os municípios. Tivemos confirmação de chuva com ventania na região de Porto Grande e Ferreira Gomes”, explicou Jefferson Vilhena, meteorologia do Iepa.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostram queda de árvores e destelhamento de casas em Macapá:

Foto e vídeos: Reprodução/Redes Sociais