Chega ao Amapá a primeira remessa de vacinas contra Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos nos municípios
Na tarde desta sexta-feira, 14, o Governo do Estado recebeu o primeiro lote de vacinas pediátricas, destinadas para crianças de 5 a 11 anos de idade. São 6.900 doses da Pfizer, que foram armazenadas pela Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e serão distribuídas ainda neste sábado, 15. Após decisão coletiva, entre prefeituras e Estado, na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), será encaminhado um quantitativo proporcional a 6% da população estimada de crianças, para cada município.
Essa porcentagem corresponde ao total de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, sendo distribuídas 6.800 doses e 100 ficarão armazenadas como reserva técnica na Unidade de Imunobiológicos, procedimento que garante a segurança, caso venha ocorrer algum imprevisto nas doses enviadas. A CIB também decidiu que será considerada a faixa etária decrescente de idade, iniciando aos 11 anos e seguindo o calendário, conforme a chegada de novas doses, as crianças com comorbidades terão prioridade na fila de vacinação. Cada prefeitura ficará responsável de organizar o cronograma e a melhor forma para oferecer a vacina.
“Todos os municípios serão contemplados e podem iniciar de imediato a vacinação das crianças, mais uma importante etapa no combate à pandemia e que deve contar com a contribuição da população. É muito importante que cada responsável leve sua criança para ser vacinada”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.
Confira o que será entregue a cada município:
Amapá – 80
Calçoene – 100
Cutias – 50
Ferreira Gomes – 70
Itaubal – 50
Laranjal do Jari – 430
Macapá – 3.860
Mazagão – 210
Oiapoque – 250
Pedra Branca do Amapari – 150
Porto Grande – 200
Pracuúba – 50
Santana – 960
Serra do Navio – 40
Tartarugalzinho – 160
Vitória do Jari – 140
Texto: Ascom/ Gea