Chamada Escolar: pré-matrícula para ano letivo de 2024 vai priorizar alunos com deficiência
A Chamada Escolar para o ano letivo de 2024 na rede pública de ensino passa a priorizar estudantes com deficiência ou com necessidades específicas. A partir de agora, eles poderão realizar a pré-matrícula antes do certame geral.
A novidade foi anunciada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) que nesta quarta-feira, 11, tratou do planejamento do cronograma de matrículas com representantes dos municípios de Macapá e Santana.
A outra novidade é que alunos do ensino fundamental de escolas de tempo integral agora passam a realizar o certame no mesmo período das turmas do ensino médio desse modelo de ensino.
A Seed informou que a Chamada Escolar 2024 será realizada no período de 23 de outubro a 23 de novembro deste ano. É a primeira etapa para a matrícula nas escolas públicas. O edital completo deve ser divulgado na próxima semana.
A participação não é obrigatória e o processo não garante a vaga do aluno.
“Antes, as escolas só descobriam o quantitativo de estudantes com deficiência no início das aulas. A pré-matrícula prioritária para esse público é uma estratégia importante que ajuda tanto os pais e estudantes quanto os gestores escolares e secretarias da Educação”, destacou Arnanda Oliveira, coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed.
Fotos: Erich Macias e Evandro Vilhena/Seed