Centro de Memória: TJAP recebe doação de acervo de livros com mais de 150 anos

O Centro de Memória Institucional do Tribunal de Justiça do Amapá recebeu, na terça-feira, 20, um acervo de livros antigos doados pelo Cartório Jucá Cruz, de Macapá.

O patrimônio, já sem serventia para o órgão cartorário, conta com arquivos com mais de 150 anos. Segundo o Tjap, em breve o material estará disponível para consulta pública, com o objetivo de oportunizar à comunidade pesquisa a documentos antigos sobre fatos históricos do Amapá.

São cerca de 75 documentos, entre livros de escrituras do período de 1854 a 1925; procurações de 1913 a 1923; e blocos de jornais, da década de 1940 e 1950. O material foi entregue aos servidores do Tribunal, o museólogo Michel Ferraz e o historiador Marcelo Jaques.

“Em relação ao conteúdo desses livros, há informações históricas de valores inestimáveis relacionados à cultura do nosso povo, à história das pessoas, da população aqui em Macapá. Para que eles não se percam no tempo, porque os livros já são muito antigos, eles estão sendo transmitidos para o Tribunal de Justiça para que sejam melhor acomodados e estudados”, destacou o tabelião do Cartório, Francisco Cruz.

Segundo o Tjap, trata-se de um vasto acervo muito importante do ponto de vista documental e histórico para o Centro de Memória.

“Ele tem um potencial muito grande ainda do ponto de vista informacional e foi doado para que nós pudéssemos analisar esses documentos, cuidar, catalogar e também oportunizar o acesso público”, disse o museólogo Michel Ferraz.

Centro de Memória

O espaço foi criado com o intuito de preservar e difundir a memória institucional da Justiça amapaense. O Centro fica localizado na sede do Tjap, na Rua General Rondon, nº 1295, no Centro da capital. Fica aberto para visitação das 7h30 às 14h.

Fotos: Hugo Reis/Tjap