Carnaval do AP: Embaixada de Samba abre 1º dia de desfiles no Sambódromo; veja como foi
Cinco escolas de samba do Amapá se apresentaram nesta sexta-feira, 9, no Sambódromo. A Embaixada de Samba Cidade de Macapá abriu a primeira noite dos desfiles.
Embaixada de Samba
As apresentações começaram por volta das 23h. A Embaixada de Samba que integra o grupo de acesso entrou na avenida com 1 hora de atraso, mas teve o tempo liberado.
Com cerca de 1 mil brincantes, divididos em 10 alas e 1 carro alegórico, a Embaixada desfilou com o enredo “Macapá querida, cidade cheia de vida”, uma releitura do desfile de 1997, retratando as lembranças de personalidades que fizeram parte da história dos 266 anos de Macapá.
Há 11 anos sem títulos, o último em 2012, a agremiação quer voltar para o Grupo Especial do carnaval amapaense.
Império da Zona Norte
A Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte foi a segunda do grupo de acesso a desfilar com o enredo “Bem-vindo a Tartarugalzinho: terra do Mineiro, o grande pioneiro”.
Com 8 alas, 2 alegorias, 2 tripés e cerca de 1,2 mil brincantes, a agremiação homenageou o empresário Altamir Rezende, o “Seu Mineiro”, um dos pioneiros do município de Tartarugalzinho. A apresentação durou 1h10 e foi marcada por efeitos especiais e show pirotécnico com fogos e confetes por toda a avenida.
Império do Povo
A Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, do município de Santana, abriu o desfile das escolas do Grupo Especial. Campeã de 2023 do Grupo de Acesso, a escola foi a terceira a se apresentar com o enredo “A folia da mãe de Deus da piedade!”, retratando a história de fé e resistência da comunidade do Igarapé do Lago, em Santana.
A agremiação desfilou com mais de 1,2 mil componentes, divididos em 13 alas, 2 carros alegóricos e 2 tripés.
Piratas Estilizados
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados foi a quarta agremiação a entrar na avenida com o enredo “A energia que conduz a paixão alaranjada”, mergulhando nas raízes da mitologia grega, fé e a espiritualidade.
Celebrando 50 anos de história, a agremiação se apresentou com mais de 1,3 mil brincantes, em 10 alas, 2 carros alegóricos e 2 tripés, além de um show aéreo visual com a presença de drones com múltiplas cores.
Boêmios do Laguinho
A Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho fechou, na madrugada deste sábado, 10, o primeiro dia dos desfiles das escolas de Samba, com o enredo “Lindo igarapé: das mulheres, dos poetas, da cultura e da fé”, exaltando o pioneirismo feminino e a fé representada pela devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A Boêmios levou mais de 1,2 mil brincantes, divididos em 10 alas, 2 carros alegóricos e 2 tripés.
O Carnaval 2024 é uma realização da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com Governo do Estado, senador Davi Alcolumbre e Sebrae.
Foto de capa: Maksuel Martins/GEA