Cantor e compositor amapaense Alan Yared lança o single “Avenida Fab”
O cantor e compositor Alan Yared lançou dia 16 de agosto o single “Avenida Fab” que faz parte do álbum que recebeu o mesmo título da música de trabalho. A canção, feita em parceria com o poeta Afonso Rodrigues, já está disponível no Spotify, Deezer, Youtube e demais streamings de música.
A faixa “Me Leve”, primeiro single lançado pelo artista no dia 23 de maio, tem a participação do cantor paraense Nilson Chaves.
Os shows de lançamento do álbum “Avenida Fab” estão previstos para acontecer este ano, nos dias 25 e 26 de novembro em Belém, 2 de dezembro Macapá e 15 em Santarém.
O artista assina individualmente três faixas: Casamento, Estigmas e Pra Ver o Sol. E ainda, assina a versão da música “Humanos” (Supla), única não autoral do álbum.
Oito faixas foram feitas em parceria, que são: Letra Por Letra (Alan Yared / Ademir Pedrosa); Me Leve (Alan Yared / Helder Brandão); Leonor (Alan Yared / Enrico de Miceli); Avenida Fab (Alan Yared / Luiz Afonso Rodrigues); Língua Morta (Alan Yared / Aldo Gatinho); Notívago (Alan Yared / Sérgio Sales); Alamanda (Alan Yared / Nitai Santana) e O Universo Dentro de Mim (Alan Yared / Rony Moraes).
Capa do álbum
A capa do álbum é uma ilustração do artista amapaense Giann Carlos Monteiro na qual Alan Yared buscou retratar a teoria da Teia de Gaia – tema da canção Avenida Fab – a qual diz que a Terra (nossa casa) é um organismo vivo. A canção é um posicionamento político sobre a degradação imposta pela humanidade sobre a Mãe Terra (Gaia).
Gaia é representada na capa por uma mulher preta sustentando com suas mãos a Selva de Pedra, vestida por uma bela avenida com capa de asfalto novo, ferragens, cimento e prédios com lindas fachadas: a cidade é impecável!
Contudo, Gaia está degradada, apresenta rachaduras em sua pele, provocadas pela mineração, agrotóxicos, pela indústria, pelo capitalismo predador. Como diz o indígena Ailton Krenak, a Terra está sendo devorada pela máquina de moer o mundo – o capitalismo. Finalmente, Avenida Fab é uma metáfora que pode ser substituía por Avenida Paulista ou qualquer avenida urbanizada no planeta, na Teia de Gaia.
Assessoria de Comunicação/ Cia Supernova