Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no AP

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Amapá foi prorrogada até 31 de dezembro. A extensão de prazo foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atendendo a uma solicitação do Governo do Estado.

De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), produtores rurais têm alegado dificuldades para imunizar os rebanhos por conta da forte estiagem e dos incêndios florestais que ocorrem nos arredores das propriedades.

A imunização iniciou no dia 1º de outubro e encerraria nesta quinta-feira, 30 de novembro. Com a mudança, os produtores têm até 15 de janeiro para apresentar o comprovante de vacinação a Diagro.

“Recebemos solicitações por parte das associações criadoras de animais para pleitearmos junto ao Mapa a prorrogação em função das adversidades climáticas e aos incêndios, que prejudicam no trabalho de vacinação e felizmente fomos atendidos e agora temos novas datas para os produtores concluírem a vacinação do rebanho”, destacou o diretor-presidente da Diagro, Alvaro Cavalcante.

Se alcançar a meta de vacinação junto ao Mapa, o Amapá poderá exportar carne produzida e ampliar a comercialização do produto para outros países.

Caso o produtor não apresente o comprovante de vacinação, ficará impedido de transitar e comercializar os animais e é incluído no cadastro de inadimplentes da Agência. O pecuarista também fica sujeito a multas por não vacinar o rebanho e não declarar a vacinação no prazo. 

Foto: Weverton Façanha/GEA