Caminhão-museu ‘Itinerários da Independência’ chega ao Amapá; primeiro estado do Norte a receber a exposição
O caminhão-museu que tem circulado o país com a exposição “Itinerários da Independência” chega ao Amapá. A mostra gratuita faz parte das comemorações aos 200 anos da Independência do Brasil e conta com diversas atividades interativas sobre o tema.
A unidade móvel tem seis ambientes, entre eles, uma sala de cinema com projeções de vídeos curtos sobre o tema, uma sala de realidade virtual onde o visitante poderá ser fotografado participando de momentos históricos, além de biblioteca equipada com livros e histórias em quadrinhos sobre a Independência e painéis que reproduzem obras de artistas, brasileiros e estrangeiros.
O Amapá é o primeiro estado da região Norte a receber a exposição, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que desenvolveu o projeto “República” e a Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência do Brasil do Senado Federal, sob articulação do senador Randolfe Rodrigues.
“Estamos felizes pelo Amapá ser o primeiro estado da região Norte a recepcionar a exposição, que aborda questões significativas que estavam em processo de amadurecimento naquele momento histórico para o Brasil, como o fortalecimento da unidade nacional e do espírito republicano”, disse a secretária da Cultura, Clícia Di Micelli.
“A exposição traz os bastidores de como a Independência aconteceu. Na exposição podemos ver passagens da Independência que foram apagadas nesses 200 anos”, afirmou Randolfe.
O caminhão-museu estará aberto ao público neste fim de semana em frente à Casa do Artesão, no Centro de Macapá. As visitas começam nesta sexta-feira, 24, e seguem até domingo.
Serviço
Exposição “Itinerários da Independência”
Local: Em frente à Casa do Artesão
- Sexta-feira, 24
Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h
- Sábado, 25
Horário: 9h às 12h e de 15h às 20h
- Domingo, 26
Horário: 15h às 20h
Fotos: Projeto República/Divulgação