Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que cria a Semana da África em Macapá
Aprovado nesta quinta-feira, 13, de forma unânime, no Plenário da Câmara de Vereadores de Macapá, o Projeto de Lei n• 006/23, de autoria do vereador Dudu Tavares (PDT), que cria a Semana da África no Município, no período de 19 a 25 de maio.
O autor destacou que este é um importante instrumento de intercâmbio entre o povo preto macapaense e amapaense, e seus co-irmãos.
“A semana não será meramente comemorativa. Contará com programações que fortalecem o combate ao racismo, o intercâmbio e a perpetuação da nossa ancestralidade, elos culturais, históricos, religiosos e gastronômicos. Oportunidade também de fomentar estudos e atividades empresariais”, explanou Dudu Tavares.
O parlamentar registrou seu agradecimento à então deputada estadual, Cristina Almeida, autora do projeto no Legislativo Amapaense, que junto à Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo, ativistas e famílias tradicionais, apresentou à ele a pauta, para defesa a nível municipal.
Para o presidente da Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo, Padre Paulo Roberto, essa é uma vitória para a população negra amapaense, que, lembrou ele, é estimada em 80%.
“A África precisa entrar de corpo e Alma no Amapá e em Macapá. Esse projeto é fundamental, no sentido de dar pertencimento ao nosso povo preto. Agradecemos o vereador Dudu Tavares por estreitar essa relação com o município e com a Câmara de Vereadores”, frisou Paulo Roberto.
O Projeto agora segue para apreciação do prefeito de Macapá, Antônio Furlan.
Por Eloisy Santos/Ascom vereador Dudu Tavares
Foto: Ruan Alves