Bombeiros do AP registram queda de oito árvores durante temporal que atingiu Macapá; ‘é possível que registremos eventos semelhantes na madrugada de quinta’, diz meteorologista

Na madrugada desta quinta-feira, 3, fortes chuvas e rajadas de vento atingiram a região metropolitana de Macapá, que inclui a capital e os municípios de Santana e Mazagão. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá registrou a queda de oito árvores em diferentes pontos.

“O Corpo de Bombeiros prestou apoio imediato à Defesa Civil Municipal para cortar e remover as árvores caídas. Apesar da forte chuva, não houve registros de alagamentos, e alguns focos de incêndios, que estavam ativos devido à estiagem, foram apagados”, afirmou o comandante do CBM do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo.

De acordo com o boletim meteorológico do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), novas chuvas de intensidade moderada estão previstas para ocorrer entre a madrugada de quinta e sexta-feira, 4, em Porto Grande, Ferreira Gomes e na região metropolitana de Macapá.

“A parte mais intensa das chuvas se concentrou entre os limites de Macapá e Santana, com um acumulado de mais de 80 milímetros, sendo 60 mm apenas na capital, principalmente na Zona Sul. As chuvas registradas nesta madrugada são influenciadas pelo fenômeno ‘La Niña’, além das condições de vento no nosso sistema climático. É possível que registremos eventos semelhantes na madrugada de amanhã [quinta]”, explicou o meteorologista do Iepa, Jeferson Vilhena.

Fotos: Lidiane Lima/GEA