Bombeiro do Amapá integra missão de combate a incêndios florestais no Chile

O bombeiro militar Hedy Robson Soares é o único amapaense a fazer parte da missão humanitária do Governo Federal enviada para o Chile, que sofre com incêndios florestais desde o início do mês de fevereiro.

O 2º tenente faz parte da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que enviou 36 profissionais brasileiros e dezenas de equipamentos de última geração para auxiliar no combate aos incêndios nas regiões mais atingidas do país.

O militar está no Chile desde o dia 14 de fevereiro e atua na região centro-sul, mais especificamente na Província de Maule, no município de Longaví, região rural chilena.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, estão sendo utilizadas viaturas adaptadas, bombas de alta pressão e baixa vazão, reservatórios flexíveis de água para operação com aeronaves, e drones para mapeamento aéreo da região.

“É uma região que possui um solo diferente, em muitos locais a gente chega a subir mais de 1,5 quilômetro. Quando pisamos na areia, o pé afunda até mais ou menos o meio da perna e subir todo esse percurso com nossos equipamentos torna-se uma missão ainda mais fatigante e cansativa, porém estamos conseguindo debelar o fogo”,  disse o tenente.

Ainda não há previsão para os militares retornarem para as cidades e países de origem. Segundo o último informe do Governo Federal, mais de 20 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas.

Por Marcelle Corrêa/GEA