Batalhão Ambiental celebra 27 anos de criação no AP com oficinas e exposição de equipamentos

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) do Amapá completa 27 anos de criação nesta quinta-feira, 9 de maio. A data será lembrada com dois dias de atividades que vão desde oficinas, brincadeiras a exposição de equipamentos usados pela unidade nas operações de fiscalização.

A programação será realizada no dias 10 e 11 de maio, a partir das 15h, no Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o dia a dia das atividades e missões do BA voltadas para a proteção e conservação do meio ambiente.

Haverá demonstração de equipamentos como decibelímetro, aparelho usado para medir a intensidade de sons e vibrações nas operações de fiscalização de ruídos e barulhos, GPS, drones, além de materiais utilizados na captura de animais silvestres. A exposição conta com a participação de órgãos ambientais parceiros do Batalhão.

História

O Batalhão Ambiental ( 3º Batalhão da PMAP) foi criado em 1997 através da Lei Complementar nº 015 e implantado efetivamente em 1º de fevereiro de 1998. Além do policiamento ostensivo fardado e preservação da ordem pública, compete ao BA também atuar na proteção e conservação do meio ambiente, em colaboração com os órgãos e entidades legalmente competentes para a defesa ambiental.

Atualmente, o BA está sob o comando da Tenente Coronel Helen Vandoren Siqueira Bastos, tendo como subcomandante a Major Cirlei Rodrigues Oliveira.

Com atuação em todo o estado do Amapá, o 3º BPM possui, além da Companhia de Policiamento Fluvial (localizada na Fazendinha), outras duas companhias em áreas rurais: a 3ª Cia no município de Pracuúba e a 4ª Companhia, que abrange o Distrito do Aporema (em Tartarugalzinho), além de quatro destacamentos no arquipélago do Bailique (Gurijuba, Itamatatuba, Livramento e Vila Progresso).

Ao longos desses 27 anos de existência e devido à sua importância, a unidade ambiental da PMAP tornou-se uma referência na região. Um exemplo disso foi o “1° Encontro de Polícias Militares da Amazônia”, realizado em fevereiro de 2000 em Macapá, com a participação de representantes de todas as Polícias Militares da Amazônia legal (PA, AC, RO, RR, AM, MA, MT e TO), além de autoridades nacionais que prestigiaram o evento.

Seu efetivo é composto por geógrafos, biólogos, engenheiros florestais, de pesca e ambientais, entre outros especialistas, todos eles policiais militares empenhados em promover uma nova percepção na sociedade sobre a utilização racional dos recursos naturais, contribuindo para preservá-los para as gerações presentes e futuras.

“O Batalhão Ambiental interage com as comunidades tradicionais de todo o estado, através de ações educativas no processo de gestão ambiental, buscando sensibilizar na população amapaense, o sentimento de responsabilidade com a preservação da natureza, patrimônio maior da humanidade”, destacou a comandante Helen Vandoren.

O BA fica localizado na Avenida Lucena de Azevedo, Nº 142, no bairro Vila Amazonas, em Santana.

Fotos: BA/Divulgação